Como fazer um plano de ação emergencial?
Planos de ação emergenciais, também conhecido como PAE, são essenciais para organizações de qualquer tamanho em qualquer setor. Eles fornecem um conjunto de estratégias que a organização deve atender para reagir a incidentes de forma eficaz e eficiente. Essa abordagem para a gestão de incidentes reduz custos, garante a segurança dos funcionários e protege os ativos da organização.
Neste artigo, vamos discutir o que é um plano de ação emergencial e como ele pode ser utilizado para proteger a organização. Vamos também fornecer algumas dicas para a elaboração de um plano de ação emergencial eficaz.
O que é um plano de ação emergencial?
Um plano de ação emergencial é um conjunto de estratégias para a gestão de incidentes que permite à organização reagir de forma eficaz e eficiente a qualquer incidente. Ele define quais são as responsabilidades da organização, os procedimentos a serem seguidos, os canais de comunicação e os recursos necessários.
Os planos de ação emergenciais devem ser customizados para cada organização. Cada plano deve ser adaptado para atender às necessidades específicas da organização, como o seu tamanho, seu setor de atuação e suas capacidades.
Os planos de ação emergenciais podem ser divididos em três categorias: plano de resposta a incidentes, plano de recuperação de desastres e plano de continuidade de negócios.
O plano de resposta a incidentes é utilizado para reagir a um incidente específico. Ele define quais são as responsabilidades da organização, os procedimentos a serem seguidos, os canais de comunicação e os recursos necessários.
O plano de recuperação de desastres é utilizado para recuperar os ativos da organização após um desastre. Ele define quais são os objetivos da recuperação, os procedimentos a serem seguidos, os canais de comunicação e os recursos necessários.
O plano de continuidade de negócios é utilizado para manter os negócios da organização funcionando durante e após um desastre. Ele define quais são os objetivos da continuidade de negócios, os procedimentos a serem seguidos, os canais de comunicação e os recursos necessários.
Como elaborar um plano de ação emergencial eficaz?
Embora o PAE inclua algumas diretrizes padrão que se aplicam a todos, ele carece de análises aprofundadas adaptadas às necessidades de cada empresa.
É possível elaborar um Plano de Ação de Emergência consistente com base no número de funcionários, nas atividades, no escopo da operação, nos materiais utilizados e outras informações relevantes.
Ressalta-se que o PAE abrange mais do que apenas a segurança dos funcionários em caso de emergência; também garante bons procedimentos para evitar que visitantes e cidadãos comuns sejam prejudicados.
O Plano de Ação Emergencial é um componente da Estratégia de Gestão de Risco e deve estar prontamente disponível e compreensível por todos, bem como adaptado aos recursos e à situação da empresa.
Leia também: O que é e como elaborar um Plano de Ação Emergencial
Qual é a importância de um PAE para um negócio?
Melhor controle e prevenção de acidentes, incidentes e danos podem ser estabelecidos por meio do PAE, assim como medidas sólidas e eficazes a serem tomadas em caso de emergência.
Com o PAE implementado, tanto os funcionários quanto os de fora podem ficar tranquilos sabendo que as instalações, o território e os ativos da empresa estão seguros.
É hora de fazer uma mudança caso sua empresa não tenha um PAE ou se o plano for ineficaz.
Entre em contato com a Consult Fire clicando aqui e solicite mais informações!