5
(5)
Como um bombeiro civil pode se destacar no mercado de trabalho

Como acontecem as queimadas no Cerrado?

Frequentemente ocorrem queimadas para atender a necessidade de atividades agropecuárias. Por ser um ato de baixo custo, é utilizado para preparo inicial do solo. Uma outra forma de queimadas no Cerrado são os tocos de cigarros que jogam na mata: o tempo seco, temperaturas elevadas e baixa umidade contribuem para surgimento de fogo.

Mas é fato, que o fogo no Cerrado também pode ter início devido fatores naturais. Isso pode ocorrer através de combustão espontânea, descargas elétricas, atrito entre rochas e até mesmo, atrito de pêlo de animais em contato com a mata seca.

O fogo que é originado de fatores naturais é o responsável pela distinção vegetal do bioma. Conforme informações de pesquisas, o aspecto retorcido dos arbustos e árvores são devido a ocorrência do fogo, o que faz com que as gemas de rebrota se originem lateralmente. As cascas grossas dos troncos, agem como um mecanismo de defesa dessas árvores queimadas.

O fogo ajuda a germinação das sementes, isso porque algumas precisam de um choque térmico e assim, efetuem a quebra da dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis. Com o rápido aumento da temperatura aparecem fissuras na semente, o que favorece a penetração da água e o processo de germinação seja iniciado.

O Cerrado possui uma recuperação bem rápida, pois, em curto espaço de tempo, rebrota após o fogo e consegue atrair animais herbívoros que buscam forragem nova. Os Carcarás, Seriemas e Anus são algumas das espécies que costumam seguir as queimadas, para se alimentarem de insetos e répteis que tenham sido atingidos pelo fogo.

Já no caso das queimadas provocadas pelo homem, trazem consequências gravíssimas para o bioma. Isso ocorre devido ocorrerem em grandes proporções e em qualquer época do ano. Causando perda da biodiversidade e prejudicam a flora e a fauna do Cerrado.

Nos dias atuais, a grande maioria das queimadas, ocorre devido ações do homem. O desenvolvimento da agropecuária e a intensa ocupação do bioma, modificam sua paisagem e causam perdas enormes na biodiversidade do Cerrado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?