Como identificar a causa de um incêndio

Existem diversas possibilidades que explicam o início de um incêndio. A causa dele geralmente – quando não óbvia, como chama exposta, por exemplo –  é determinada pelo Corpo de Bombeiros.

Mas não é possível identificar a causa de um incêndio, ou pelo menos especulá-la? A resposta é sim! Algumas causas de incêndio são bastante conhecidas e, inclusive, podem ser evitadas com medidas bastante simples.

Abaixo, listamos algumas das causas mais comuns de incêndio e como identificá-las.

Eletricidade

Sem dúvida alguma, a rede elétrica é a campeã no ranking de responsáveis por causar acidentes que terminam em incêndio.

As principais causas variam entre sobrecarga, curtos-circuitos, mau contato e componentes com mau funcionamento, desgastados ou expostos – em caso de fios desencapados, por exemplo.

Para identificar a causa de um possível início de incêndio, deve-se verificar se não há muitas conexões em benjamins e extensões, se algum ponto de energia produz faísca ou tem funcionamento anômalo de dispositivos e, claro, verificar as condições ideais da instalação, como tomadas, interruptores, cabos e outros.

Vazamento de gás

Vazamento de gás é a receita perfeita para um possível desastre. Ao apenas ligar um interruptor ou acender um fósforo, é possível causar um acidente de enormes proporções.

Jamais mantenha componentes como mangueiras, bicos e braçadeiras que não estejam em condições perfeitas de uso.

Sempre faça o teste da espuma ao trocar o gás de cozinha: faça espuma com detergente ou sabão e passe pela saída de gás. Se houver bolhas, há vazamento e deve ser corrigido imediatamente.

Vazamentos de gás também podem ser identificados pelo cheiro característico e, nesse caso, é importante arejar o local e não tocar em interruptores, tomadas, componentes que causem atrito e acender chama.

Panelas, velas e outros esquecidos

Esquecer panelas no fogão, velas acesas, modeladores de cabelo e várias outras ocorrências também podem ser causas de incêndio.

Certifique-se de desligar da tomada aparelhos elétricos em funcionamento após o uso; usar velas em locais apropriados, distante de cortinas e materiais como papel e madeira, e apagá-las quando não estiver mais ocupando o recinto e desligar o fogão após a conclusão de uma fervura.

Substâncias inflamáveis

É importante sempre manter produtos inflamáveis, como produtos de limpeza, álcool e outros em locais arejados, longe de calorimetria e armazenados de forma responsável.

O contato com substâncias inflamáveis pode causar incêndio em grandes proporções e já foi protagonista, inclusive, em grandes incêndios trágicos no Brasil.

Cigarro

Áreas de fumantes e descarte inapropriado de bitucas de cigarro (guimbas) também são grandes causadores de incêndio, desde pequenos até aqueles de grande proporção.

Bons hábitos de descarte, como uso de água ou areia nos locais designados ajuda a prevenir acidentes.

Para identificar a causa de um incêndio, verifique as condições dos itens apresentados aqui e siga as dicas, como manter bom funcionamento da rede elétrica, sempre verificar possíveis vazamentos de gás, criar bons hábitos de verificação que impeçam esquecimento, armazenamento adequado de substâncias e descarte consciente de guimbas.

Em caso de incêndio, deixe o local imediatamente e chame o Corpo de Bombeiros.

 

 

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?