0
(0)
prevenção incendios em empresas

A prevenção de incêndios em empresas deve ser uma preocupação diária, em qualquer segmento, em empresas de pequeno ou grande porte.

Se você é proprietário ou gestor, sabe que prevenir incêndios na empresa da sua responsabilidade é uma das maiores considerações de segurança a se ter.

É primordial que funcionários e clientes tenham segurança em transitar e permanecer no espaço da sua empresa, além dessa prevenção garantir também segurança material, protegendo o seu patrimônio, como equipamentos, móveis e instrumentos de trabalho.

Alguns empreendedores têm dificuldade em saber como começar a prevenir incêndios em empresas, quais as primeiras medidas a tomar na prevenção e qual a melhor forma de seguir.

Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir.

O que mais causa incêndios em empresas?

Antes de pensar em como prevenir incêndios em empresas, é de extrema importância identificar quais são as suas principais causas.

As causas mais comuns que originam incêndios em empresas são descargas elétricas, falta de manutenção elétrica, falha humana, sobrecarga em instalações, falta de equipamentos de combate ao fogo e armazenamento de produtos inflamáveis feito de forma incorreta.

Adotando as medidas de prevenção, se torna simples evitar esse tipo de erro.

Dicas de como prevenir incêndios em empresas

1- Realize a manutenção da rede elétrica com regularidade

Realizar a manutenção elétrica da sua empresa é fundamental para a prevenção de incêndios.

É essa medida que irá evitar possíveis curtos circuitos e falhas em equipamentos que podem gerar incêndios maiores.

2- Esteja atento à sinalização

Em uma situação de emergência, é preciso contar com o fato de as pessoas entrarem em pânico. Isso faz com que elas não saibam exatamente o que fazer, e é nesse momento que a sinalização se faz extremamente necessária.

Se o ambiente estiver bem sinalizado, os sinalizadores conduzirão as pessoas pela empresa para que a evacuação possa ser feita sob orientação, de forma segura e sem maiores danos.

3- Não obstrua as saídas de emergência

As vias de acesso, sejam corredores, passagens, escadas ou portas de emergência, devem estar sempre desobstruídas e com fácil acesso.

Só assim evacuações poderão acontecer de forma segura em emergências, além de facilitar o acesso rápido das equipes de socorro.

4- Prepare os seus funcionários

É importante investir em um bom treinamento para o seu corpo de funcionários saber como agir em uma situação de incêndio ou emergência na sua empresa.

Isso poderá evitar prejuízos e outros aborrecimentos no futuro.

O treinamento prepara os funcionários para prevenção e combate em situações de incêndios em empresas, o que os torna aptos para lidar melhor com a situação de pressão e agir em segurança própria e para a segurança de terceiros.

Esse treinamento também ensina a prestar primeiros socorros a feridos até a chegada do socorro.

5- Tenha um bom equipamento de combate ao fogo

Após passar pela avaliação do Corpo de Bombeiros, adquira os equipamentos indicados para combate a incêndio, como portas corta-fogo, extintores potentes, mangueiras de incêndio, sinalizadores, detectores de fumaça, alarmes de incêndio e mais.

Adquira esse material de uma empresa idônea e consolidada no mercado e contrate profissionais qualificados para a manutenção dos mesmos.

A melhor forma de combater um incêndio na sua empresa é prevenindo que ele aconteça. Siga todas essas instruções para prevenir incêndios em empresas e invista na sua própria segurança, de seus funcionários, clientes e bens.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?