Toda empresa que tem 20 ou mais funcionários, é obrigada a ter uma brigada de incêndio, ou seja, um grupo interno, composto por colaboradores, treinado para agir em situações de risco de incêndio.
O correto é que essa equipe seja apta a combater chamas e organizar a saída de pessoas do local, em qualquer caso que envolva a segurança do local de trabalho.
Por isso, hoje em nosso BLOG mostraremos a importância da brigada de incêndio em empresas e como pode prevenir incêndios. Confira!
Brigada de incêndio – O que é?
Obrigatória para empresas privadas ou públicas com determinado número de funcionários. Essa brigada deve ser composta por pessoas de forma voluntária e que passe a maior parte do seu tempo na empresa.
Precisam ser treinadas e capacitadas para prestar a ajuda necessária aos outros funcionários em casos de emergência. São treinamentos teóricos e práticos e após o treinamento finalizado, esses brigadistas são responsáveis por identificar possíveis riscos no local de trabalho e também, fiscalizar os equipamentos de segurança e elaborar relatórios.
Importância da brigada de incêndio
A brigada de incêndio é necessária para a preservação de vidas e bens da instituição. Ela age diante situações de perigo como princípios de incêndio, estão aptas a prestar socorro e os primeiros socorros. O brigadista age até que o socorro especializado chegue.
Além disso, estão aptos a identificar possíveis falhas na manutenção e possuem controle emocional para agirem de forma controlada pessoas presentes no ambiente.
Como é uma equipe de brigadistas e seu treinamento
Composta basicamente por brigadistas, chefe, coordenador geral e líderes. Cada uma com sua função determinada.
Todo brigadista precisa estar capacitado para atuar na prevenção e combate direto a incêndios, além poder prestar os primeiros socorros a vítimas, em caso de emergência.
Funções do brigadista:
- Elaborar relatórios com possíveis irregularidades encontradas;
- Definir rota de fuga;
- Orientar pessoas do local;
- Realizar simulados e procedimentos em casos de emergência;
- Identificar possíveis situações de risco;
- Atuar no abandono de área;
- Prestar primeiros socorros;
- Atuar no combate ao incêndio;
- Recepcionar o Corpo de Bombeiros.
Ou seja, podem orientar pessoas no local e contatar o Corpo de Bombeiros, se necessário. Bem como agir para guardar vidas das pessoas que estão em risco, sempre de forma orientada por profissionais.
Uma brigada de incêndios pode evitar que incêndios tomem maiores proporções e assim, salvar muitas vidas.