5
(12)
Carreira de Bombeiro Civil

Saiba porque investir na carreira de bombeiro civil

Muitas pessoas têm ressalvas em considerar a carreira de bombeiro civil por pensar nos riscos atrelados a esse ofício.

De fato é preciso ter coragem e vocação, além de habilidade para lidar com situações críticas e perigo iminente.

Apesar disso, existe o lado vantajoso e heróico dessa profissão que também precisa ser levado em consideração.

A escolha pela carreira de bombeiro civil, como qualquer outra, tem também os seus benefícios. Saiba cinco motivos que fazem valer a pena ser um bombeiro civil.

1- Salvar vidas

Essa é a razão mais óbvia que torna extremamente válida a ideia da carreira de bombeiro civil.

Ter a responsabilidade de uma vida em mãos e então ser capaz de restituí-la não tem preço.

Além de ser um trabalho essencial para a sociedade, é muito gratificante pessoalmente.

Vale a pena ressaltar que os bombeiros civis não salvam vidas apenas apagando incêndios, como no imaginário de muitas pessoas, mas também prestando os primeiros socorros em situações de emergência, prevenindo acidentes e até mesmo auxiliando em campanhas de prevenção. É um serviço muito importante para a vida.

2- Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe em um serviço como o do bombeiro civil é sem dúvidas uma boa vantagem.

Para que um bombeiro seja bem sucedido, é fundamental reconhecer e valorizar o trabalho bem orquestrado de todo o grupo.

Sendo assim, ingressar na carreira de bombeiro civil traz capacidades de trabalho em equipe que são muito importantes também para outras áreas da vida.

Os profissionais aprendem muito sobre lealdade, a importância da comunicação e a sensação de pertencer a um coletivo.

3- Proteção ao patrimônio público e privado

A responsabilidade de zelar por patrimônios públicos e privados é muito grande, e é graças aos bombeiros que muitos acidentes não acontecem diariamente.

Devido à prevenção de incêndios, que é tão importante quanto a contenção de um, os bens de muitas pessoas e os patrimônios públicos se mantêm de pé.

É certamente recompensador e gratificante saber que o seu ofício tem o poder de garantir que as chamas não destruam um sonho, um patrimônio histórico ou o ganha pão de muitas famílias.

4- Saúde

Para ingressar na carreira de bombeiro civil, é preciso estar com a saúde em dia e se manter assim durante todo o seu período de atuação profissional.

O seu corpo precisa estar sempre apto para situações extremas, e por isso tanto o treinamento quanto as atividades diárias fazem com que o seu corpo esteja sempre em forma e saudável.

5- Trabalho em turnos

Apesar de ser um trabalho de alta periculosidade, a carga horária de trabalho para um bombeiro civil é de 36 horas de descanso a casa 12 horas de serviço.

Essa escala permite que o bombeiro civil tenha tempo para as suas atividades de vida pessoal e para a sua família. Essa divisão é também imprescindível para que esse profissional esteja sempre bem descansado para um novo turno, podendo assim se dedicar completamente.

Como ser um bombeiro civil?

Para iniciar a sua carreira de bombeiro civil, não é preciso prestar concurso público. É necessário ingressar no curso de formação, ter no mínimo dezoito anos de idade e ter concluído o ensino fundamental.

O mercado de trabalho está em ascensão nesse setor. A demanda é constante, ou seja, não é uma carreira que cairá em desuso algum dia.

A atuação de um bombeiro civil é majoritariamente na prevenção e no combate a incêndios, mas outras atividades que também são relacionadas à função são: resgate de pessoas em situações de risco ou acidentes, avaliação de riscos, inspeção de equipamentos de combate e proteção a incêndios, prestar primeiros socorros e mais.

Onde atua um bombeiro civil?

Um bombeiro civil pode exercer a sua profissão em grandes eventos, hospitais, estádios de futebol, empresas, shoppings centers, grandes indústrias, órgãos de ensino e outras diversas possibilidades.

A remuneração varia de acordo com cada Estado e com o grau de formação de cada bombeiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?