EPC x EPI_ Qual a diferença

Se o assunto é segurança nas condições de trabalho, você certamente já deve ter ouvido falar nestas duas siglas. Afinal, o que é EPC e EPI, para que servem e qual a diferença entre eles?

Reunimos abaixo todas as informações que você precisa saber sobre os equipamentos de proteção a fim de manter sempre sua integridade física e da equipe de trabalho assegurada.

O que é EPC e EPI?

Começando pelo conceito básico, o ‘EP’ em comum das siglas significa Equipamento de Proteção.

O EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva; já o EPI é o Equipamento de Proteção Individual.

Ambos são usados para proteger trabalhadores dos riscos de suas funções, que podem ser das mais variadas: aqueles que trabalham em altura, em ambientes insalubres, ambientes fechados que não podem abrir um humano por muito tempo, como tubulações, por exemplo, e vários outros.

Objetivos do EPC e do EPI

As duas modalidades possuem o mesmo objetivo: manter a salvo a integridade física e a saúde dos trabalhadores, protegendo-os contra os riscos de ofício.

O EPI é aquele que protege o corpo do trabalhador, individualmente, evitando acidentes, contatos perigosos e riscos físicos de toda natureza.

O EPC alerta, chama a atenção para os cuidados necessários ao risco do ambiente de trabalho.

Qual a diferença entre EPC e EPI?

Os equipamentos de proteção a nível individual e coletivo possuem sim os mesmos objetivos, mas têm funcionalidades distintas.

EPI

O Equipamento de Proteção Individual são todas aquelas ferramentas e acessórios capazes de garantir a segurança do corpo físico do trabalhador.

Como exemplos de EPI, temos:

  • capacetes;
  • cintos de utilidades;
  • luvas,
  • óculos,
  • botinas de borracha;
  • máscaras;
  • coletes, entre outros.

Todas as empresas são obrigadas por lei, pela Norma Regulamentadora 6 (NR-6) a disponibilizar para seus funcionários de forma gratuita todos os EPIs necessários para realização de suas atividades.

EPC

Diferentemente do EPI, os Equipamentos de Proteção Coletiva são aqueles relacionados à isolamentos, advertimentos e sinalização dentro do ambiente de trabalho.

O EPC garante que nenhum funcionário ou visitante corra qualquer tipo de risco ao adentrar o espaço onde funções com riscos à integridade são executadas.

Como exemplos de EPC, temos:

  • faixas;
  • cones;
  • placas;
  • correntes;
  • grades;
  • sirenes, entre outros.

Os EPCs também são de origem obrigatória e assegurados por leis dentro das Normas Regulamentadoras, onde cada Norma possui uma especificação de EPC para cada tipo de trabalho.

O EPI não evita acidentes, ele protege o corpo do trabalhador e minimiza o risco, impedindo lesões graves.

Já o EPC tem por função maior evitar qualquer tipo de acidente independente da atitude do profissional.

A empresa deve, além de fornecer os equipamentos necessários individual e coletivamente, se certificar da qualidade dos mesmos e manter a reposição sempre que necessário.

Fundamental alinhar EPI e EPC dentro de uma empresa, visando garantir segurança máxima no serviço e total tranquilidade para execução de funções do profissional.

Dessa forma, o índice de prevenção é mantido elevado, o que garante práticas legais e bom status ao negócio.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?