A Norma Regulamentadora nº10 fala sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, definindo as condições ideais mínimas de segurança em todo e qualquer serviço elétrico.
É a partir dessa norma, definida pelo Ministério do Trabalho, que o protocolo de execução de serviços e medidas preventivas é colocado em andamento, considerando a qualidade de instalações, diminuição de riscos de acidentes elétricos e assegurando a integridade física dos profissionais da área.
O que é o curso NR10 e por que preciso dele?
O mercado de trabalho hoje pede especialização e expertise nas áreas de atuação, sempre mantendo o trabalho atual, dentro das normas previstas, e prezando pela segurança com responsabilidade e qualidade.
A NR10 é de suma importância para o profissional de elétrica, pois o domínio de suas diretrizes amplia a possibilidade de vagas no setor.
No que consiste o curso?
O curso NR10 estabelece quais são os requisitos mínimos e condições ideais de implementação de serviços com eletricidade, abrangendo sistemas de prevenção e medidas de controle, bem como todas as providências que garantem saúde e segurança para os profissionais que atuam e interagem com instalações elétricas.
Para tal, são alinhados três principais áreas dentro do curso:
- a elétrica, claro, contando com todas normas vigentes e riscos de acidentes elétricos, equipamentos de segurança necessários, documentações, técnicas de análise e controle de risco, entre outros;
- o combate a incêndios (as noções básicas, métodos de extinção e prevenção e também prática em caso de acidentes); e
- primeiros socorros (massagem cardíaca, noções básicas sobre lesões, técnicas de transporte e remoção de acidentados, entre outros).
Que profissionais podem fazê-lo?
Profissionais de empresas que prestam serviços elétricos de qualquer tipo, bem como aqueles responsáveis por segurança do trabalho podem fazer o curso NR10, aperfeiçoando o funcionamento e se inteirando das normas e medidas vigentes sobre o assunto.
Profissionais qualificados, com curso específico no ramo elétrico, profissionais habilitados (aqueles com registro de competência na área, como um engenheiro formado em engenharia industrial elétrica, devidamente habilitado pelo CREA) e profissionais capacitados (aqueles que receberam capacitação e trabalham sob a responsabilidade de um profissional qualificado) são o público-alvo do curso NR10.
Qual o tempo de duração e renovação do curso NR10?
O curso NR10 é oferecido em modalidade presencial e online, geralmente com média de 40 horas, e tem validade de dois anos, se o profissional continua exercendo a mesma função durante esse período.
A cada dois anos, é recomendada a atualização do curso por ajustes nas normas em vigência, bem como atualização de técnicas e procedimentos de segurança.
Qual a importância do curso no mercado de trabalho?
A empresa que contrata profissionais qualificados no curso NR10 segue a cartilha de instrução do Ministério do Trabalho, diminuindo vertiginosamente o risco de acidentes com danos materiais e, principalmente, danos à vida de funcionários e usuários do estabelecimento.
O trabalhador que opta pelo curso fica mais ciente dos riscos da sua profissão, trabalha com maior segurança e excelência, zela pela sua integridade física e dos demais e está regularizado conforme determinação legal do Ministério do Trabalho.
A NR10 é de suma importância para o bom andamento de serviços de parte elétrica e deve ser levada em consideração com a seriedade que demanda. O curso NR10 garante a minimização de todos os riscos e o reforço da segurança para os profissionais da área.