O que é necessário para se trabalhar em altura

O que é necessário para se trabalhar em altura?

Trabalho em altura é definido pela Norma Regulamentadora nº 35 (ou popularmente conhecida como NR35) como qualquer serviço a ser realizado a partir de uma altura de dois metros do solo.

Além de ser necessário conhecimento capacitacional, treinamento e, claro, coragem, ainda é essencial conhecer as diretrizes, medidas e procedimentos de segurança exigidos para a execução desse tipo de trabalho.

Veja abaixo quais medidas e equipamentos são exigidos pela NR35 – Trabalho em Altura, previstas por lei federal.

Identificação de riscos

Tanto trabalhador como empregador, em conjunto, a partir de um planejamento, devem analisar condições de riscos da atividade, tais como localização, isolamento e sinalização da área, fatores externos (fluxo de pessoas, intempéries naturais, temperatura, etc) e finalidade da tarefa.

A partir dessa análise, alguns outros aspectos podem ser estabelecidos:

Proteção

Eliminar ao máximo o risco de acidentes se a atividade não tiver outra opção que não ser executada em altura, tomando precauções como certificação de qualidade e resistência de estruturas e equipamentos.

Aptidão

O funcionário a desempenhar a atividade precisa estar ciente dos riscos, habilitado a exercer a função e capacitado conforme avaliação do seu estado de saúde, além de estar formalmente autorizado pela empresa a executar tal tarefa.

Capacitação

Dentro das Normas Regulamentadoras regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, o cumprimento de algumas regras se faz absolutamente indispensável e um deles, talvez o mais importante, seja a capacitação de trabalhadores.

Somente dessa forma é possível garantir serviços dentro da legalidade e com fator máximo de segurança e responsabilidade.

Para gerenciar ou fazer parte de uma equipe que execute serviços em altura, é preciso:

  • instruções e noções básicas de primeiros socorros;
  • conscientização do uso e importância de EPIs e
  • treinamento em NR35.

Treinamento em NR35

O primeiro passo para se trabalhar em altura na prática é o treinamento em NR35, ou seja, para trabalhos em altura.

Essa prática consiste em um treinamento com todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs, falaremos mais sobre eles logo abaixo), a uma altura segura do solo – geralmente dois metros, evitando qualquer dano maior.

Assim, é possível verificar aptidão e “ambientar” o trabalhador com as condições de trabalho reais, como um teste.

EPIs

São os instrumentos de trabalho indispensáveis para o profissional que trabalha em altura.

Geralmente trabalhadores da construção civil, energia elétrica, manutenção, comunicações e montagens industriais, entre outros, são treinados em NR35 e um dos pontos principais, senão o mais importante, é a distribuição e uso correto dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

Quem está exposto a atividades de risco deve ter equipamentos de proteção adequados para garantir sua integridade física e saúde, além de diminuir a probabilidade de acidentes.

Alguns dos equipamentos previstos obrigatoriamente para profissionais que trabalham em altura são:

  • capacete
  • luvas
  • cordas
  • cinto paraquedista
  • botas com bico de aço
  • balancim individual
  • talabarte
  • trava-quedas, entre outros.

Seguindo todas as medidas estabelecidas, empregador fornecendo os equipamentos necessários e trabalhador fazendo o uso correto de tais, o risco de acidentes é muito baixo e a segurança e certeza de um bom trabalho sem qualquer dano ao profissional são uma realidade, além, claro, de estarem ambos normalizados com o Ministério do Trabalho.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?