5
(5)

 

o que fazer em situações de emergencia

Não saber o que fazer em situações de emergência em edificações pode levar a verdadeiras tragédias de diversas proporções.

Emergências podem acontecer em diversos locais, prédios comerciais, residenciais, hotéis, fábricas, clubes, galpões, entre muitos outros. Para evitar que isso aconteça é importante que sejam adotadas medidas de segurança.

Materiais de construção à prova de fogo, diversas saídas de emergências, extintores de incêndio, tudo isso são bons exemplos dessas medidas.

Mas você sabe como agir de fato em caso de uma emergência estando em uma edificação?

 

O que fazer em situações de emergências em edificações?

Conheça alguns procedimentos básicos, se proteja e proteja as pessoas que estão ao seu redor.

1- Mantenha a calma

Antes de mais nada, mantenha a calma. O desespero pode e vai ser o seu maior inimigo em uma situação de emergência.

Por mais difícil que seja, é preciso buscar alguma tranquilidade para que os pensamentos fluam e você consiga agir de acordo com o que sabe sobre reação a uma emergência.

Respire fundo e tente agir de forma racional.

2- Procure os alarmes

Quando se trata de um local onde você está regularmente, como por exemplo o prédio comercial onde você trabalha, é importante que você busque saber previamente onde estão instalados os alarmes para o caso de uma emergência nessa edificação.

Se não souber, procure e acione imediatamente.

3- Busque as saídas de emergência

Assim como os alarmes, é sempre importante saber onde se encontram as saídas de emergência.

No caso de uma, se dirija até ela calmamente, sem tumulto, para que não aconteçam acidentes.

4- Desligue a eletricidade

Em caso de incêndio, isso ajuda a reduzir o perigo de outros focos de fogo por origem elétrica.

5- Evite o elevador

No caso de emergências em edificações, é mais seguro evitar o elevador, lembrando que ele depende de eletricidade para se locomover. E como falado no item acima, a eletricidade será logo desligada.

Dê preferência às escadarias, sempre que possível chegar até elas.

6- Tenha um telefone por perto

Sempre tenha acesso a um telefone para pedir socorro e se comunicar com as pessoas fora da edificação na qual você se encontra.

7- Fique atento nas pessoas ao seu redor

Durante uma emergência em uma edificação, busque sempre se acalmar em primeiro lugar. Após fazer isso, tranquilize as pessoas ao seu redor.

Se você notar que alguém está perdendo o controle, faça o possível para passar tranquilidade, pois pessoas transtornadas podem também representar novos riscos durante uma emergência.

8- Não se apegue a objetos ou bens materiais

A sua vida com certeza vale mais do que qualquer objeto que tenha ficado para trás durante uma emergência, então jamais retorne à edificação para buscar nada.

9- Cuidado ao abrir portas

Quando estiver em uma emergência, principalmente se tratando de um incêndio, caso precise abrir alguma porta de saída, tenha antes a certeza de que não há fumaça saindo dela e de que a maçaneta não está quente.

Esses sinais podem indicar que o outro lado está em chamas. Tenha cuidado, e não corra o risco de fornecer mais oxigênio que poderá alimentar um incêndio.

10- Tenha sempre um pano ao seu alcance ou com você

Cobrir o nariz com um pano, preferencialmente molhado, pode evitar que você inale fumaça tóxica, cuja inalação pode ser fatal.

Caso esteja em um lugar totalmente coberto por fumaça, posicione o pano no nariz, se abaixe e rasteje o corpo para fora do local.

Numa situação de emergência, esteja preparado para seguir essas recomendações e mantenha a calma.

Isso poderá garantir a sua segurança e também a segurança de outras pessoas que você poderá ajudar com esse conhecimento.

Quer saber mais sobre como estar preparado para essas situações? Confere esse nosso artigo sobre quais são os equipamentos mais importantes que você precisa ter à disposição no caso de situações de emergência em edificações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?