O que não pode faltar no uniforme de bombeiro?
Cada profissão possui suas especificações e peculiaridades; os bombeiros não são exceção.
Os Bombeiros Militares e os Bombeiros Civis possuem conjuntos diferenciados de regras a serem respeitadas, e as normas de vestuário, por exemplo, são algumas delas.
O bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar faz parte dos pilares da Segurança Pública e segue um código previsto na Constituição.
Já os bombeiros civis, que são aqueles contratados por empresas públicas ou privadas na prestação de serviços de prevenção e combate a incêndios, necessitam seguir alguns padrões no uniforme de serviço que, por lei, estão previstos.
Para fins de proteção, conforto, praticidade e identificação, a lista de itens essenciais ao uniforme de um bombeiro civil você encontra logo abaixo!
Gandola
É a parte essencial de qualquer uniforme, já que faz parte do fardamento completo e, no caso dos bombeiros, é fundamental para a proteção do corpo em situações de risco.
A gandola precisa, por lei, possuir identificação do profissional.
Alguns optam também por acrescentar informações relevantes, como o tipo sanguíneo, que auxilia muito em caso de emergência.
As cores de gandola, bem como do uniforme completo, podem variar de acordo com o contratante.
Calça
É recomendado usar calças de materiais que sejam ao mesmo tempo confortáveis e resistentes, protegendo enquanto garantem agilidade na mobilidade.
Geralmente o tecido usado é o mesmo das gandolas, compondo a farda completa. O melhor tipo de tecido para é aquele que mescla nylon a outro tecido, como algodão, poliéster ou tactel.
Camiseta
Camisetas básicas, geralmente de algodão, compõem também o uniforme completo de um bombeiro civil.
De manga longa ou curta, elas proporcionam leveza nos movimentos, são uma camada extra de proteção e também são usadas em aulas teóricas e situações de descanso.
Cinto
Peça obrigatória do fardamento oficial de um bombeiro civil, o cinto tático garante acesso rápido e simplificado a objetos importantes nas situações de atendimento.
Ele conta com bolsos e acessórios indispensáveis para garantir agilidade, rapidez e segurança.
Sapato
Os principais calçados usados em conjunto com o uniforme de bombeiro são as botinas, coturnos e botas de cano longo.
Por seu conforto e proteção, cada um deles tem suas melhores funcionalidades em ambientações diferentes, desde atendimentos em área urbana quanto em atividades em florestas.
O mais importante a considerar sobre o calçado, no entanto, é o material – é fundamental que seja altamente resistente e, claro, confortável.
Materiais que possuem características antitérmica, que enfrentem bem o contato com água, suportem irregularidades de solo, lama e outras intempéries são os mais recomendados.
Boné
O boné é uma peça opcional em algumas situações, mas obrigatória a utilização em eventos e áreas urbanas como parte integrante do fardamento completo.
A proteção à cabeça e visualização mais clara das situações pela proteção que ele oferece aos olhos contra os raios de sol e contato visual direto com fogo fazem do boné um aliado importante ao profissional atuando como bombeiro civil.