O setor de segurança do trabalho é bastante exigente, pois trata da saúde e integridade física dos colaboradores de áreas de risco como construção civil e instalações elétricas. Por isso, é fundamental conhecer e entender a NR10.
Estamos cientes de que é muito comum que esses setores tenham requisitos e cobranças legais rigorosos. Elas estabelecem padrões e critérios complexos para determinar os profissionais que estão qualificados para desempenhar determinada função no canteiro de obras, bem como aplicar cursos de treinamento específico. Por exemplo, no caso do curso NR10 há a necessidade de que seja ministrado por profissional habilitado.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é o treinamento da NR10, a quem se destina e seus benefícios. Quer entender melhor? Continue lendo e confira!
O que é NR10?
Antes de mais nada, saiba que NR significa regulação normativa. No mundo da segurança do trabalho, atualmente existem 36 delas previstas em lei. Cada norma supervisiona um assunto específico. Com isso, a NR10 é responsável pela segurança das instalações e serviços elétricos.
Essa lei foi instituída em junho de 1978 e regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Portaria nº 3.214. Posteriormente, em dezembro de 2004, a Portaria nº 598 revisou sua formulação. Mais especificamente, a NR10 refere-se a treinamentos para procedimentos de segurança e suas medidas preventivas em instalações e serviços elétricos.
Estão incluídas todas as fases de um projeto, como construção, montagem, operação, manutenção de instalações elétricas e qualquer trabalho realizado nas proximidades.
A ideia é priorizar as normas técnicas oficiais determinadas pelos órgãos competentes para evitar problemas que possam comprometer a integridade do trabalhador na operação de uma rede elétrica.
Qual é o objetivo do treinamento NR10?
O principal objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer requisitos e condições mínimas com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle para garantir a segurança e integridade de trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com instalações e serviços elétricos.
A ideia é ter a garantia da segurança e saúde de todos os trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem de alguma forma com instalações e serviços elétricos.
Ou seja, podemos encarar essa norma como algo preventivo e significativo para a vida do trabalhador e, consequentemente, para a saúde da empresa.
A quem se destina o treinamento da NR10?
Você já deve ter a ideia de que o treinamento da NR10 é destinado a profissionais e funcionários de uma empresa que lida com qualquer serviço relacionado a instalações elétricas ou similares.
Para evitar acidentes, esses colaboradores devem, acima de tudo, se preocupar com o nível de segurança no desempenho de suas funções.
O objetivo do treinamento é diminuir o índice de acidentes de trabalho: é responsabilidade dos executivos da empresa e do técnico de segurança tomar as precauções necessárias para garantir que o ambiente de trabalho esteja livre de riscos.
Quais são os benefícios do treinamento NR10?
Por fim, listamos as vantagens que o treinamento da NR10 traz tanto para os colaboradores quanto para as empresas. A ideia é que seu significado fique claro e que todos estejam cientes de que esse ponto não deve ser ignorado por ninguém.
Para o trabalhador
Começaremos listando as vantagens do treinamento da NR10 para o trabalhador:
* Estar de acordo com determinação legal do Ministério do Trabalho;
* Aumentar a conscientização sobre os riscos associados à sua profissão;
* Aprender as habilidades necessárias para trabalhar com mais segurança;
* Defender sua integridade física;
* Valorizar sua carreira;
* e preparar-se adequadamente para novas oportunidades de emprego.
Você deve entender que o profissional que opta por se atualizar de acordo com a NR10 tem muito a ganhar.
Para o empregador
Claramente, os benefícios vão além da esfera do funcionário, mas também para empresas que buscam a conformidade com a NR10. Veja algumas das vantagens que listamos para empresas:
* estar de acordo com a CLT e quaisquer regulamentações impostas pelo Ministério do Trabalho;
* demonstrar preocupação com a segurança dos colaboradores, fortalecendo o relacionamento;
* evitar problemas com processos judiciais que possam surgir;
* ser sinônimos de segurança no mercado;
* atrair talentos para seu negócio;
* possuir mão de obra qualificada;
* e ter um ambiente de trabalho seguro em todos os momentos.
Isso deixa claro que, em se tratando dos benefícios da NR10, as empresas só ganham quando investem na regulação de seus funcionários e em seus treinamentos. Além de diminuir o risco de acidente, pode ficar tranquila em relação à lei.
Esperamos que você tenha entendido a importância da NR10 e que ela nunca deve ser negligenciada. Além de ser obrigatório por lei, é uma ótima forma de garantir a segurança de todos os colaboradores e clientes.
Agora que você esclareceu todas as suas dúvidas sobre o treinamento da NR10, entre em contato com nossos especialistas e solicite mais informações sobre o curso de NR10 da Consultfire!