5
(5)
perguntas frequentes sobre bombeiro civil

Muitas dúvidas e pensamentos frequentam o imaginário das pessoas a respeito da profissão do bombeiro civil.

O que você pensa quando esse profissional vem à sua mente?

A figura do bombeiro civil no imaginário popular pode ser a de um homem segurando um extintor de incêndio, combatendo chamas.

E é uma ideia correta, mas a profissão do bombeiro civil é muito mais ampla do que isso.

Esse profissional atua não apenas no combate, mas na prevenção de incêndios e no pronto atendimento a possíveis feridos em locais como shoppings, supermercados, grandes empresas e eventos.

Confira as respostas para as perguntas mais comuns sobre bombeiro civil e tire todas as suas dúvidas a respeito dessa profissão.

1- O que de fato faz um bombeiro civil?

O bombeiro civil atende eventos, empresas, shows e estabelecimentos de grande porte, ficando responsável por gerenciar os riscos de incêndio e outros tipos de emergência.

É o bombeiro civil que realiza a inspeção diária de equipamentos de combate a incêndio, além de checar a manutenção e supervisionar atividades que envolvam qualquer risco à edificação.

Cabe também ao bombeiro civil prestar auxílio no desenvolvimento dos planos de emergência, com o foco sempre direto na preservação à vida, respeitando o meio ambiente e zelando pelo patrimônio onde atua.

O bombeiro civil, além de atuar diretamente na prevenção e combate a emergências, presta também os primeiros socorros a possíveis vítimas de qualquer tipo de acidente, até a chegada do resgate.

2- O que um bombeiro civil pode fazer dentro do mercado de trabalho?

Saiba todas as formas como um bombeiro civil pode atuar.

Profissional terceirizado

Esse bombeiro civil atua em empresas que prestam serviços de segurança para outras empresas.

É um tipo de contrato muito comum no mercado.

Profissional empregado

O bombeiro civil empregado trabalha diretamente para a empresa que necessita do serviço de segurança.

Profissional autônomo

O bombeiro civil autônomo atua por conta própria, oferecendo os seus serviços em grandes eventos, casas noturnas, estádios em dias de jogos, ou mesmo festas empresariais. 

3- As empresas têm a obrigação de contratar os serviços de um bombeiro civil?

Não há nenhuma lei federal que obrigue a contratação de bombeiros civis por empresas.

No entanto, essa obrigação vai depender da lei Estadual ou Municipal de cada local.

Em São Paulo, por exemplo, existem estabelecimentos com obrigação prevista por lei da presença de uma brigada de incêndio e bombeiros civis.

Essa lei se aplica para shoppings centers, hipermercados, grandes universidades e demais edificações de maior ocupação.

4- Qual a diferença do bombeiro civil para o bombeiro militar?

O bombeiro militar é um profissional concursado que trabalha atendendo o Estado e tem uma área de atuação mais ampla do que o bombeiro civil.

O bombeiro militar passa por um treinamento mais rígido e extenso para poder atuar em situações mais difíceis, como grandes incêndios florestais e industriais, além de emergências médicas, salvamento em casos de afogamento, acidentes rodoviários ou ferroviários, intervenção em incidentes que se dão com inflamáveis, incidentes elétricos e mais.

Por esse motivo, se um bombeiro militar estiver presente em uma ocorrência, é ele quem irá coordenar as ações do bombeiro civil.

5- Por que optar pela carreira de bombeiro civil?

Além da estabilidade e da ampla área de atuação de um bombeiro civil, que pode trabalhar de forma terceirizada, empregada ou autônoma, sem dúvidas o mais gratificante nessa profissão é prestar um serviço de preservação à vida.

O bombeiro civil é um profissional que conhece a sua utilidade, e sabe que presta um serviço essencial  para a sociedade. Por esse motivo são profissionais com chances de se sentirem realizados também pessoalmente, muito além do profissional.

Tem interesse na área e já pensou em atuar como bombeiro civil? Conheça o curso e comece a construir a sua carreira na área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?