Quando ocorre a queimadura, o primeiro passo é rapidamente esfriar a pele para evitar que as camadas mais profundas continuem queimando e provocando mais lesões.
Porém, os cuidados devem ser diferentes para cada grau de queimadura, especialmente no caso das queimaduras de 3º grau, que precisam de avaliação de um médico, o mais rápido possível, para que complicações graves sejam evitadas, como destruição de músculos e nervos.
Queimadura de 1º grau – O que fazer?
No caso de queimadura de 1º grau, somente a camada superficial da pele é atingida, gerando sinais como vermelhidão na região e dor. Para estes casos, o recomendado é:
- Ponha a área afetada na água fria por 15 minutos, no mínimo;
- Coloque na região afetada durante as primeiras 24hs, um pano umedecido em água e limpo. Troque sempre que a água já estiver aquecida;
- Nunca aplique produtos caseiros, como manteiga ou óleo;
- Utilize uma pomada cicatrizante ou hidratante como a Nebacetin ou Unguento.
É o tipo de queimadura comum no caso de exposição excessiva ao sol ou ao segurar um objeto quente. Normalmente, a dor acaba entre 2 ou 3 dias, mas a queimadura tende a cicatrizar no prazo de até 2 semanas.
Esse tipo de queimadura, normalmente, não deixa nenhum tipo de cicatriz na pele e muito dificilmente apresenta complicações.
Queimadura de 2º grau – O que fazer?
No caso de queimaduras de 2º grau, as camadas intermediárias da pele são afetadas e, por isso, além de dor e vermelhidão no local, podem aparecer outros sintomas como inchaço e bolhas. Para estes casos, o recomendado é:
- Ponha a área afetada na água fria por 15 minutos, no mínimo;
- Lave a queimadura com muito cuidado com água e sabão ph neutro. Evite esfregar com força excessiva;
- Use gaze molhada para cobrir a região nas primeiras 24hs. Troque sempre que necessário;
- Não aplique produto e nem fure as bolhas. Assim, evitará riscos de infecção;
- Caso a bolha seja muito grande, o indicado é procurar ajuda médica.
Esse tipo de queimadura é mais comum em acidentes que o calor fica em contato com a pele por mais tempo, como no caso de água quente derramada sobre a roupa.
Na grande maioria dos casos, essa dor fica melhor após 3 dias, mas a queimadura demora até 3 semanas para sumir. A queimadura de 2º grau, geralmente, não deixa cicatriz, mas a pele pode ficar um pouco mais clara o local.
Queimadura de 3º grau – O que fazer?
No caso de queimaduras de 3º grau, o quadro é mais grave e pode até, colocar vidas em risco. Isso ocorre devido as camadas mais profundas da pele serem afetadas. Para estes casos, o recomendado é:
- Imediatamente acione uma ambulância. Ligue 192 ou leve o acidentado rapidamente ao hospital;
- Com muito cuidado, coloque um pano limpo ou uma gaze esterilizada sobre a região, até que a ajuda médica chegue;
- Nunca coloque qualquer tipo de produtos na região afetada.
A queimadura de 3º grau, em alguns casos, pode ser grave ao ponto de provocar falha em alguns órgãos. Caso a vítima desmaie ou deixe de respirar, é necessário iniciar uma massagem cirúrgica.
Com o fato de todas as camadas da pele terem sido afetadas, glândulas, músculos, nervos e até mesmo órgãos internos, podem ter lesões graves. Quando ocorre uma queimadura de 3º grau, a destruição dos nervos é grande e pode não se sentir dor. Mas é muito importante ajuda médica imediata, para se evitar complicações graves, como infecções.
Quando deve ir ao hospital
Queimaduras normalmente podem ser tratadas de forma simples em casa, porém, é sempre aconselhada uma ida ao hospital no caso de queimaduras maiores que o palmo de sua mão, pois podem ser de 3º grau.
VEJA TAMBÉM: