0
(0)
causas de incendio nas industrias

O ambiente industrial é considerado de risco alto para incêndios, tanto para início quanto para propagação. Afinal é um ambiente que armazena uma quantidade expressiva de materiais inflamáveis, que, em contato com fogo, podem alastrar rapidamente.

Por isso, é imprescindível que as indústrias identifiquem as principais causas de um incêndio e com isso, possam elaborar estratégias de segurança adequadas a legislação, que protejam seu patrimônio e as vidas que trabalham neste local.

Além do projeto de seguranças, a indústria precisa manter seus equipamentos em ótimo funcionamento e treinar seus funcionários fixos.

E para falarmos sobre riscos de incêndios nas indústrias, hoje em nosso BLOG listamos os principais causadores de incêndio em indústrias e como elaborar estratégias de combate. Além dos riscos litados em nosso BLOG, outros precisam de atenção de todos para evitarmos que a indústria sofra perdas causadas pelo fogo. Continue lendo e confira!

Principais causas e riscos de incêndio em indústrias

Como falamos anteriormente, as indústrias são ambientes que possuem condições favoráveis para que o fogo tenha início. Apesar disso, na grande maioria dos casos, o fogo tem início por falha humana, seja por falta de treinamento ou de informação, falta de cuidado ou até mesmo por uma ação criminosa.

Fontes que podem gerar incêndio em indústrias:

  • De origem elétrica: Disjuntores, interruptores, aparelho elétrico com defeitos;
  • De origem térmica: Soldadura, fósforo, forno e outros;
  • De origem química: Reação química que libere calor.

Possíveis riscos de incêndio:

  • Transporte e armazenamento de gases e líquidos inflamáveis;
  • Emissão de faíscas e chamas;
  • Resíduos acumulados que podem gerar fogo;
  • Falta de cuidado com instalações elétricas;

Medidas de prevenção contra incêndios e explosões

Cada área possui diferentes maneiras de proteção. E para que tudo aconteça de forma adequada, os funcionários das indústrias precisam de ferramentas corretas para realização de cada tarefa com sucesso.

Outro ponto importante é o treinamento adequado. A segurança cresce consideravelmente quando funcionários possuem compreensão de suas operações e responsabilidades.

Ter uma manutenção regularmente irá reduzir riscos de explosão e incêndio. As análises e inspeções irão ajudar as indústrias a entenderem o que precisará ser substituído ou atualizado.

Os protocolos e procedimentos também são inestimáveis. Os profissionais precisam criar versões físicas e digitais de todas as operações para que seus funcionários tenham fácil acesso. Conhecer os protocolos de emergências, fará com que cada funcionário saiba como trabalhar de forma adequada e segura.

Os equipamentos e dispositivos precisam estar em bom funcionamento para que a segurança seja mantida. Isso inclui inspecionar todo o sistema de segurança contra incêndios e seus equipamentos como sprinklers e extintores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?