Existem métodos diferentes de extinção de incêndio, cada um com suas peculiaridades que devem ser compreendidas e aplicadas no momento adequado. Em outras palavras, um método que funciona bem para um tipo de incêndio pode não funcionar tão bem para outro.
A importância de entender os métodos de extinção de incêndios
Tentar apagar um incêndio em um aparelho elétrico ou eletrônico usando o método da água, por exemplo, pode danificar não só o aparelho, mas também, na pior das hipóteses, causar uma descarga de energia, colocando sua saúde em risco.
Além dessa situação, existem várias outras que devem ser observadas para que i incêndio seja extinto adequadamente e com os recursos adequados. Por isso, preste atenção aos detalhes a seguir e entenda quando cada tipo de recurso deve ser usado.
Extinção do fogo
Antes de prosseguirmos, todos sabemos que alguns elementos, como combustível, comburente e calor, são necessários para que ocorra um incêndio, certo? E, para extinguir um incêndio, um ou mais dos elementos que compõem o incêndio devem ser removidos.
Para esse processo, temos os seguintes métodos de extinção: por resfriamento, isolamento, abafamento e química. Acompanhe cada um deles.
Extinção por resfriamento
Este método de extinção de resfriamento envolve a redução da temperatura e, como resultado, a redução do calor.
O objetivo é fazer com que o combustível pare de produzir fumaça e vapores e, eventualmente, apague.
O agente mais comum e amplamente utilizado é a água.
Extinção por abafamento
Este método de extinção por abafamento consiste em evitar que o COMBURENTE (muitas vezes oxigênio) permaneça em contato com o combustível.
Extinção por isolamento
Trata-se do método de extinção do fogo através da retirada do combustível através de duas técnicas:
- Retirando o material que já está queimando;
- Retirando o material próximo ao fogo e que entrará em combustão por propagação.
Extinção química
Finalmente, mas certamente não menos importante, o método de extinção química. É um método que combina um agente químico com uma mistura inflamável, fazendo com que a mistura aja, transformando-a em uma mistura não inflamável.
É fundamental entender não apenas o fenômeno do fogo, mas principalmente seus métodos de extinção. No entanto, se um incêndio escapar ao controlo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.
Por fim, além de aprender técnicas de extinção, invista em um SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) para maior segurança contra incêndio.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossos especialistas e solicite mais informações!