5
(1)

 

Qual a duração do curso de bombeiro civil?

Ser bombeiro é sonho de muitas crianças. Uma profissão que transmite credibilidade, amor, responsabilidade, caráter e por poder ajudar aos outros, desperta esse carinho entre a população e faz com que seja um sonho profissional de muita gente.

Mas para quem leva esse desejo para a vida adulta e antes de dar o primeiro passo na profissão, é necessário que busque muita informação e qualificação.

Por isso hoje em nosso BLOG tiraremos algumas dúvidas sobre a profissão e como se profissionalizar em bombeiro civil.

O que faz um bombeiro civil?

O bombeiro civil tem uma gama de funções, entre elas: proteger pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes como vazamentos e incêndios; prestar os primeiros socorros, sempre que necessário; ser responsável por realizar inspeções e testes em equipamentos de segurança e realizar treinamentos com equipes que atuarão em situações de emergência.

Importante informar que o bombeiro civil, não segue carreira militar como o bombeiro militar e atua somente nos locais onde foi contratado. Em determinados casos no qual o bombeiro militar for acionado, o bombeiro civil é responsável por controlar a situação até o momento da chegada ou da polícia ou dos bombeiros militares.

Como se tornar um bombeiro civil?

Para se tornar um bombeiro civil é necessário que se faça um curso de formação de bombeiro profissional civil, obrigatoriamente em instituições credenciadas ao Corpo de Bombeiros estadual. Para ter a certeza se a instituição é credenciada e se os instrutores são qualificados e certificados, basta confirmar no site do Corpo de Bombeiros da região.

O curso de formação de bombeiro civil

O Curso do Bombeiro Civil visa capacitar e preparar o profissional para atuar no combate e na prevenção ao incêndio. Além disso atuar no atendimento de emergências nas empresas ou em eventos.

O profissional que completa o Curso de Bombeiro civil está apto para exercer sua função em variados locais como shoppings, hospitais, eventos, indústrias, empresas, condomínios e outros. O curso possui dois módulos, com aulas teóricas e práticas com aproximadamente 2 meses e meio.

As avaliações também são teóricas e práticas. A aprovação no curso permite atuação como bombeiro civil de nível básico. Esse nível é aquele que combate o fogo de forma direta ou indiretamente. Mas ainda tem duas outras divisões. O bombeiro conhecido como “líder” é o formado como técnico em combate e prevenção de incêndio e atua como comandante de guarnição. O outro nível é o bombeiro “mestre” que é graduado em engenharia e possui especialização em combate e prevenção de incêndio e é responsável pelo Departamento.

A presença de um bombeiro civil é obrigatória em grandes eventos onde tem um grande número de pessoas, para que se possa assegurar a prevenção de incêndios e principalmente a orientação das pessoas no caso de alguma situação de risco. Esse profissional é imprescindível para que tenhamos segurança dos patrimônios e o bem-estar de todos os presentes.

O curso de Bombeiro Civil da Consult Fire

Na Consult Fire o curso é totalmente habilitado juntamente aos órgãos competentes. Aqui você encontra uma grade curricular completa e uma excelente infraestrutura, sempre buscando oferecer a todos os nossos alunos uma capacitação especial com as melhores condições.

Nossos profissionais são amplamente qualificados, preparados e capacitados e oferecem o melhor conhecimento da área para que nossos alunos possam exercer a função com muito profissionalismo e perfeição.

Se essa é a sua profissão dos sonhos, venha para a Consult Fire. Aqui você encontra o melhor curso de formação de bombeiro civil do Rio de Janeiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?