5
(5)
Qual o perfil ideal de um Bombeiro Civil?

Ser Bombeiro Civil requer muitas responsabilidades. Desafios diários, conter incêndios, prevenir acidentes, resgatar pessoas, ajudar os demais arriscando a própria vida são algumas atividades exercidas por esses grandes profissionais. O Bombeiro Civil sempre age de forma eficaz contra emergências em todo lugar que for solicitado.

É sabido que para atuar como bombeiro civil é necessário fazer curso e passar por treinamentos, e assim, conseguir agir de forma correta e segura diante de situações de emergência. Mas é importante informar que além de fazer o curso exigido, para ser um Bombeiro Civil é preciso ter características específicas e perfil adequado.

Por isso, hoje em nosso BLOG listamos algumas características importantes para quem deseja ingressar na profissão de Bombeiro Civil. Continue lendo e confira!

Empatia

A principal característica que uma pessoa que deseja ingressar nessa profissão precisa ter é vontade de ajudar os outros.

Afinal, ser Bombeiro civil é ter a essência de ajudar ao próximo.

Vivenciar diversas situações e se arriscar, sempre com o intuito de salvar pessoas, faz parte do dia a dia do bombeiro civil. Por isso, nessa profissão, ter consciência social, querer ajudar aos outros e se interessar pelos problemas da sociedade precisam ser sentimentos naturais.

Condicionamento físico

Para que o profissional tenha um desempenho de sucesso em suas missões, é importante que tenha um nível alto de condicionamento físico. Falamos isso, porque ações e atividades do Bombeiro Civil exigem preparo físico. Diversas vezes o Bombeiro Civil necessitará correr, mergulhar, carregar materiais pesados, escalar, ou seja, fará uso da força em variadas situações.

Além disso, é sempre importante que o profissional suporte a fadiga, reforçando ainda mais, a necessidade de um bom condicionamento físico.

Coragem

Pode até parecer óbvio, mas coragem é uma das principais características que um Bombeiro Civil precisa ter. Um treinamento adequado juntamente com a coragem, farão com que o profissional saiba como agir em
qualquer situação de perigo.

Controle emocional

Ter um equilíbrio psicológico é essencial. O Bombeiro Civil enfrenta situações diversas diariamente e precisa ter controle de suas emoções.

Dessa forma, conseguirá lidar de forma racional e realizar sua função de forma eficiente.

Em alguns casos, a vítima pode estar agitada e cabe ao profissional ter a frieza necessária para controlar a situação.

Responsabilidade e disciplina

Acima de tudo, o Bombeiro Civil precisa obedecer às leis, regulamentos, normas sociais e ordens dos seus superiores. Ter um bom comportamento vai assegurar seu bem-estar e de todos a sua volta. O profissional lida com situações de emergência e principalmente vidas, por isso, ter um senso de responsabilidade é essencial.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma característica essencial para quem deseja ingressar na carreira da Bombeiro Civil. Durante o serviço, o profissional precisa focar no trabalho coletivo e com isso, ter segurança e eficiência na prevenção de acidentes, atendimentos e resgates.

Saber dialogar no momento de tomada de decisão vai gerar qualidade nos serviços prestados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?