0
(0)

Para entender quando é preciso contratar um bombeiro civil, é preciso saber o papel desse profissional dentro de uma empresa.

O bombeiro civil atuará na linha de frente em comprometimento com a segurança de todos aqueles que circulam no ambiente que ele resguarda.

É uma função importante e indispensável em grandes empresas privadas, já que se trata de um serviço de prevenção e também de enfrentamento de situações de risco que já estejam acontecendo.

A segurança de todas as pessoas que circulam no local, incluindo os profissionais, fica mais garantida quando a empresa opta em contratar um bombeiro civil.

Quais são as atribuições do bombeiro civil em uma empresa?

O bombeiro civil atua de forma a prevenir ou combater incêndios em uma empresa. Ele também tem a função de evacuar o local no caso de uma emergência, assim como prestar primeiros socorros a possíveis feridos.

Sendo assim, cabe ao bombeiro civil avaliar e identificar riscos que possam existir nas instalações ou mesmo na construção da empresa onde atua.

Para isso, o bombeiro faz uma inspeção periódica do local e dos equipamentos de combate ao incêndio. É preciso que a manutenção desses equipamentos esteja sempre rigorosamente em dia.

Além dessas funções, o bombeiro civil também deve sinalizar as rotas de fuga e saídas de emergência, além de manter todas elas liberadas.

No caso de alguma emergência ou incêndio, ele poderá orientar as pessoas a transitarem com segurança para fora do local.

As atribuições de um bombeiro civil são regulamentadas por lei, garantindo os direitos desse profissional.

Mas então, quando é preciso contratar um bombeiro civil?

A obrigatoriedade de se contratar um bombeiro civil é variável de acordo com o Estado, e são sempre considerados os fatores de risco de cada empresa.

Ainda assim, é importante refletir sobre qual é a sua necessidade de contratar um bombeiro civil, mesmo que não seja obrigatório.

O bombeiro civil tem funções que podem ser consideradas indispensáveis, sendo um profissional restrito a atividades de empresas privadas.

Ele atua na identificação, prevenção e combate a princípios de incêndios, minimizando assim grandes prejuízos para a empresa e garantindo a segurança de quem circula por ela.

Quanto maior é a edificação da sua empresa, maiores são também os riscos de um incêndio ou emergências onde um socorrista se faz necessário.

Sendo assim, ao analisar a sua necessidade de contratar um bombeiro civil, analise antes o tamanho das suas instalações e os seus riscos.

Esteja atento de que a sua empresa estará respeitando as orientações legais e contrate o número adequado de profissionais para a manutenção do porte do local.

Um shopping center, por exemplo, geralmente necessita de mais do que apenas um bombeiro civil, seja para emergências ou pra prestar socorro caso algum cliente no local tenha essa necessidade.

Contratar um bombeiro civil que irá analisar periodicamente os materiais de combate à incêndios e as suas estruturas, prevenindo emergências, pode te poupar de imensos prejuízos e aborrecimentos.

Esse profissional apresenta diariamente um relatório do seu serviço, ou seja, você poderá ficar diariamente tranquilo sobre a prevenção desse tipo de acidente.

Como contratar um bombeiro civil?

Contratar um bombeiro civil pode ser uma tarefa complicada, já que não existem tantos profissionais qualificados que estejam disponíveis no mercado.

É preciso divulgar bastante a sua vaga e dedicar um tempo e atenção para a seleção desses profissionais.

Você provavelmente precisará do auxílio de uma equipe ou de um profissional de RH na sua busca.

Você pode terceirizar esse serviço, delegando a contratação para uma empresa especializada em RH.

Saiba o que a legislação do seu Estado diz sobre a sua necessidade de contratar um bombeiro civil, mas considere acrescentar esse profissional à sua equipe de qualquer forma.

É sempre bom garantir a segurança da sua empresa e das pessoas que irão transitar por ela, além de proteger a si próprio contra prejuízos e danos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?