Primeiros socorros é o primeiro atendimento que uma pessoa recebe quando é vítima de um acidente ou mal súbito, antes que seja acionado ou chegue o resgate. Mas você sabe quem pode prestar primeiros socorros?
Para prestar primeiros socorros, é preciso preencher alguns requisitos básicos, independente de qual seja a situação e sua gravidade.
Existem muitas formas de socorrer alguém, e prestar primeiros socorros pode fazer toda a diferença para a vítima até que ela receba o atendimento especializado.
A pessoa mais indicada para prestar primeiros socorros é o socorrista, um profissional que foi treinado e especializado especialmente para essa finalidade, o atendimento emergencial.
Apesar do socorrista ser quem pode de fato prestar os primeiros socorros, qualquer pessoa pode ser útil em uma situação de urgência, na falta de um. Muitas vezes, ao ligar para o socorro, o próprio atendente pode instruir as pessoas no local sobre como proceder para prestar primeiros socorros à vítima.
Ter uma noção de primeiros socorros é sempre importante para o caso de uma emergência, mas para estar capacitado em prestá-los, é preciso preencher outros requisitos, como ser uma pessoa calma, centrada e capaz de agir com tranquilidade sob pressão.
Se você não se enquadra nesse perfil, pode ajudar de outra forma, como agilizando a chamada do resgate ou afastando curiosos do local.
A importância dos primeiros socorros
Na ausência de um socorrista, qualquer pessoa com noção de primeiros socorros pode salvar uma vida, por isso é muito importante ter uma noção básica de como prestar primeiros socorros.
Se você tem interesse, pode buscar conhecimento sobre o assunto, estudar e adquirir algumas noções de manobras e procedimentos que podem ser cruciais em uma emergência que exija extrema rapidez.
Já que você sabe que pode prestar primeiros socorros, saiba como fazer, independente de qual seja a situação:
Avalie o ambiente ao seu redor
Para atender a vítima corretamente, é importante observar o ambiente antes mesmo de prestar os primeiros socorros.
- A vítima ainda está em risco?
- Está próxima ao fogo ou fumaça tóxica?
- Próxima a fios elétricos desencapados?
Evite qualquer risco à vítima e a si mesmo.
Checar o ambiente também pode te dar uma noção mais clara do que houve com a vítima para informar a equipe de resgate.
Chame ajuda imediatamente
Faça todo o possível para conseguir ajuda rápida.
Ligue para os serviços de emergência ou peça para alguém fazer isso, grite por socorro, mas garanta que o socorro esteja a caminho.
Atenda às necessidades urgentes da vítima
A função de quem está a prestar primeiros socorros é garantir que a vítima consiga esperar pelo resgate com vida.
Mantenha a pessoa calma, tranquila, consciente de que ela está recebendo ajuda.
Cuide dentro do possível dos males físicos e tente manter o emocional equilibrado. Mantenha o espaço arejado para a circulação de ar e observe qualquer sinal da vítima para informar os profissionais.
Quanto tempo dura um curso de socorrista?
Caso você esteja pensando em se especializar para prestar primeiros socorros e mais, a carga horária de um curso de socorrista costuma variar entre 240 a 260 horas.
Alguns outros cursos possuem aulas de primeiros socorros em suas grades para capacitar futuros profissionais que irão trabalhar com o público em casos de emergências.