Equipamentos de Combate a Incêndio
Os equipamentos de combate a incêndio são ferramentas que auxiliam na prevenção ou mesmo no combate a incêndio ou algum outro sinistro.
Dentre os equipamentos que mais se destacam em sua importância, estão:
– Extintores de incêndio: ferramentas que auxiliam a eliminar ou refrear princípios de incêndio.
– Mangueiras de incêndio: mangueiras resistentes ao fogo e à pressão da água utilizadas no combate a incêndio.
– Detectores de fumaça: aparelho que percebe a fumaça como um indício de incêndio.
– Alarmes: equipamento responsável por informar aos indivíduos sobre o sinistro, bem como por acionar a equipe responsável por combatê-lo.
– Portas corta fogo: porta resistente ao fogo. Capaz de proteger contra incêndio devido a sua eficácia em evitar a passagem do fogo e da fumaça para o ambiente.
– Iluminação de emergência: permite uma iluminação adequada para a rápida evacuação da área em casos de emergência
Mais Equipamentos
– Placas de sinalização: utilizadas para a orientação em casos de incêndios e/ou outras emergências.
– Bombas de incêndio: responsável pela pressurização da água na (RTI) reserva técnica de incêndio para as saídas apropriadas no combate a incêndio nas edificações.
– Sprinklers: chuveiros automáticos ligados a uma rede hidráulica que são acionados quando ocorre um princípio de incêndio.
– Hidrantes: bocas ligadas a uma rede hidráulica utilizadas para conectar mangueiras de incêndio.
Os equipamentos de combate a incêndio são regulamentados pela NR23. Na citada lei constam as orientações sobre quais são os equipamentos que devem ser utilizados, como estarão dispostos no ambiente, como devem ser usados e em quais situações.
Instalação dos equipamentos de combate a incêndio
A instalação dos equipamentos de combate a incêndio faz parte do processo de regularização da edificação. Seu objetivo principal é torná-la mais segura. No escopo deste processo inclui-se a elaboração do Projeto de incêndio, que deverá ser aprovado e também estar de acordo com o laudo de exigências emitido pelo Corpo de Bombeiros para adequação das edificações e ser aprovado por ele. A instalação dos equipamentos contra incêndio será realizada somente após a aprovação do laudo de exigências.
Para uma boa e eficiente utilização dos equipamentos contra incêndio nos momentos do sinistro é necessário primar por uma excelente qualidade no que se refere à instalação dos referidos materiais. Isso porque a disposição dos equipamentos contra incêndio, o modo como ficam armazenados e como são supervisionados fazem total diferença no momento em que se faz necessária a sua utilização. É de fundamental importância que a empresa responsável por realizar o serviço seja capacitada e conheça todas as regras estabelecidas a fim de que o processo tenha total segurança. Nós da Consult Fire possuímos profissionais altamente qualificados e capacitados, conhecedores das leis que regem a instalação dos equipamentos de combate a incêndio, e estamos prontos a atendê-los de forma rápida e eficiente, pois primamos por um trabalho de excelência.
Manutenção Preventiva dos Equipamentos de Combate a Incêndio
Após a instalação de todos os equipamentos de combate a incêndio e pânico, é recomendável o gerenciamento de todo o sistema de proteção e seus respectivos equipamentos. Para isso, torna-se necessária a realização de uma manutenção preventiva e preditiva. Esta inspeção, preferencialmente, deve ocorrer mensalmente, visando o funcionamento adequado do sistema. Deve ser inspecionado o estado dos materiais da brigada e suas validades, bem como as condições de funcionamento dos dispositivos.
A manutenção é uma importante fase no trato com os equipamentos de combate a incêndio, pois faz com que eles estejam sempre prontos.
A manutenção preventiva é de extrema relevância, pois ela é realizada antes mesmo de aparecer qualquer irregularidade ou falha nos materiais, afinal de contas nosso objetivo é sempre manter o equipamentos contra incêndio disponível para o uso no momento do sinistro.