A terceirização de bombeiros civis é uma solução cada vez mais utilizada pelas empresas, especialmente as de grande porte. Isto se deve às inúmeras vantagens que esta modalidade apresenta, tanto para o contratante quanto para o prestador do serviço.
Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais vantagens da terceirização de bombeiros civis. Além disso, daremos mostraremos quando uma empresa precisa contratar esse serviço. Confira!
O que faz o Bombeiro Civil?
Contratar bombeiros civis é uma ótima forma de aprimorar a segurança de qualquer local, seja ele um prédio, uma indústria ou um parque. Tem como principais funções a prevenção, sempre com o objetivo de evitar qualquer acidente, através de sua visão técnica identificando pontos críticos. Veja alguns:
- Avalia riscos potenciais;
- Elabora planos de emergência;
- Inspeciona periodicamente instalações;
- Direciona medidas corretivas;
- Realiza evacuações com segurança, agilidade e mantendo as pessoas longe do perigo;
- Prestar os primeiros socorros, em caso de urgência.
Ao contratar um bombeiro civil, você adquire a garantia de ter um profissional qualificado, conhecedor das técnicas e equipamentos específicos para o bom desempenho das suas funções. Os bombeiros civis têm treinamento específico para o exercício de suas funções, o que garante um serviço de qualidade e segurança especialmente no tocante a segurança do local, dos bens e das pessoas. Além disso, a terceirização destes profissionais também possibilita um grande aumento da produtividade, diminuindo custos e tempo na execução das tarefas.
Leia também: Bombeiro civil: o cuidado que pode salvar vidas e proteger instituições
Quando uma empresa precisa contratar o serviço de Bombeiro Civil?
Terceirizar o serviço de bombeiro civil pode ser uma grande vantagem para as empresas, pois elas podem economizar tempo, recursos financeiros e demais recursos.
A NBR 14608/2007 estabelece alguns parâmetros sobre a exigência de bombeiro civil, tais como: tamanho, armazenamento de materiais químicos, circulação de pessoas e outros.
Veja alguns setores que tem como obrigação ter bombeiro civil:
- Hospitais e clínicas
- Lojas e shoppings
- Condomínios
- Indústrias
- Varejo
- Bancos e instituições financeiras
- Construção civil
- Logística e distribuição
- Telecomunicações
- Transportes
- Hotéis e pousadas
- Mineradoras
- Cinemas, teatros e casas de show
Os bombeiros civis são profissionais muito qualificados que podem oferecer às empresas serviços de extinção de incêndios, prevenção de incêndios, serviços de salvamento, além de treinamento e cuidados médicos para todos os funcionários.
Leia também: Quando a contratação de um bombeiro civil é obrigatória?
Vantagens da Terceirização
Muitos serviços de emergência, como bombeiros, são necessários para salvar vidas e prevenir a propagação de incêndios. No entanto, manter um quadro de bombeiros permanente e equipado é extremamente caro, e muitas vezes inviável para empresas de menor porte. É nesses casos em que a terceirização de bombeiros civis se torna uma ótima alternativa.
Em primeiro lugar, terceirizar é muito mais barato do que manter uma equipe de bombeiros permanente. Por meio desse tipo de serviço, as empresas podem adquirir os serviços de bombeiros civis por um preço fixo e garantir que, sempre que necessário, sejam atendidas por profissionais treinados na prevenção e combate a incêndios.
A terceirização garante que os profissionais trabalhadores estejam sempre preparados para as emergências. Os bombeiros civis terceirizados trabalham de acordo com normas e procedimentos padronizados, o que garante que eles estejam bem treinados e aptos para lidar com possíveis acidentes de forma rápida e eficiente.
Em suma, a terceirização de bombeiros civis é uma ótima opção para empresas que procuram prevenir incêndios. Por meio deste tipo de serviço, é possível adquirir os serviços de bombeiros a um custo mais baixo, com equipamentos e técnicas mais atualizadas, além de profissionais altamente qualificados para lidar com incêndios de forma eficaz.
Leia também: Vantagens de terceirizar o serviço de bombeiro civil