Veja os principais causadores de incêndio no ambiente de trabalho

Incêndios são acidentes que, muitas vezes, podem ter seus riscos reduzidos e serem evitados com alguns cuidados simples.

Há uma série de fatores que podem levar ao risco de incêndio, principalmente em ambiente de trabalho, onde há um maior contingente de máquinas, equipamentos e pessoas exercendo suas funções.

Reunimos abaixo os principais causadores de incêndio no ambiente de trabalho e algumas formas de prevenir o risco.

1. Problemas envolvendo eletricidade

Problemas na rede de energia elétrica são, sem dúvida, o primeiro item da lista de risco de incêndio. É de extrema importância manter em dia a manutenção de eletricidade da empresa e de maquinário, assegurando um bom funcionamento e um consumo de energia correto, sem desperdício.

Dentre as causas principais, podemos destacar:

  • curtos-circuitos: instalações com defeitos, mal feitas ou com componentes desgastados;
  • sobrecargas: pontos com acúmulo de energia por extensões e benjamins, alimentando diversos aparelhos;
  • superaquecimento: o acúmulo de calorimetria em equipamentos pode atingir materiais de fácil combustão e causar acidentes;
  • mau contato: mau contatos podem causar faíscas que podem iniciar chama;
  • disjuntores e fusíveis: a ausência desses dispositivos, desgaste ou uso incorreto deles deixa a rede elétrica desprotegida, o que pode levar a diversos riscos, inclusive no painel de energia.

2. Atrito

Foi a partir do atrito que o homem descobriu o fogo, dizem os registros antigos. A partir dele, então, não é difícil iniciar chama, o que pode causar incêndios e tomar proporções muito grandes.

Quaisquer equipamentos que possam transformar energia mecânica em calor devem ser frequentemente avaliados e mantidos sempre com funcionamento correto, como rolamentos e esteiras, por exemplo.

3. Inflamáveis

Todos os produtos inflamáveis devem ser isolados e armazenados conforme instrução do fabricante, em áreas arejadas, sem contato com calor e sem acúmulo de materiais, principalmente aqueles de fácil combustão.

Isso se aplica para qualquer substância inflamável, inclusive materiais de limpeza de escritórios, por exemplo. Produtos inflamáveis podem, além de causar incêndio, serem determinantes na proporção que um acidente atinge.

4. Convergência luminosa

Outro aspecto importante que pode ser um causador de incêndio é o calor solar ou luz incidentes em superfícies convergentes, concentradas em apenas um ponto.

É importante se certificar que o índice de luz nos ambientes de trabalho sejam seguros e estejam adequados para não serem fator de contribuição para possíveis acidentes.

5. Chama exposta

Quando falamos de chama exposta, fazemos referência a diversas possibilidades, como fogos de artifício ou velas, por exemplo. Estes artigos não costumam ser utilizados em ambiente de trabalho, mas há uma vilã que é grande causadora de incêndios: a bituca de cigarro.

Também conhecida como guimba, bitucas mal apagadas podem iniciar chamas e tomar grandes proporções. Os fumantes devem ter uma área específica, ao ar livre, e contar com um descarte adequado, preferencialmente em água, evitando qualquer risco.

Estes não são os únicos, mas talvez sejam os principais causadores de incêndios em ambiente de trabalho. Todos são facilmente evitáveis e podem ser minimizados com manutenção preventiva, cuidados com armazenamento e descarte e garantias de bom funcionamento e disposição adequados.

 

 

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?