Você sabe como identificar os brigadistas em um local, em caso de emergência? Mais do que isso, você sabe o que é e como funciona uma brigada de incêndio?
Saiba mais sobre a importância desse grupo para a sua empresa ou para a sua proteção como transeunte de um local, e saiba a melhor forma de como identificar os brigadistas em caso de necessidade.
O que é a brigada de incêndio?
A brigada de incêndio é um grupo composto por pessoas voluntárias para atuar na prevenção e combate de incêndios ou outras emergências, além de prestar auxílio em primeiros socorros, ficarem responsáveis por organizar e coordenar a evacuação de edificações e sinalizar as saídas de emergência.
Para as pessoas que se voluntariam como brigadistas, é preciso passar por um treinamento que as capacite a agir em situações de emergência.
A importância da brigada de incêndio para a sua empresa
Muitas pessoas se questionam se é obrigatório ter uma brigada de incêndio em sua empresa, mas o questionamento mais importante deveria ser a respeito da importância de contar com essa proteção.
A brigada de incêndio tem como utilidade a preservação da vida e dos bens materiais que estão dentro de uma instituição.
É esse grupo que age em situações de imprevisto, como por exemplo em um princípio de incêndio e na prestação de primeiros socorros quando existem situações que exijam um atendimento rápido, como desmaios ou pequenos acidentes.
É claro que os riscos variam entre os segmentos de empresas. Por exemplo, um posto de gasolina apresenta riscos maiores do que uma loja pequena de calçados.
Ainda assim, todo e qualquer local está sujeito a riscos, eles existem, e considerar isso investindo na minimização de danos é sem dúvidas a escolha mais prudente a se fazer.
Como identificar os brigadistas?
Depois de considerar a importância da brigada de incêndio, você sabe como identificar os brigadistas em uma situação de emergência?
Os membros da brigada de incêndio devem ficar distribuídos em locais visíveis e de fácil circulação.
Também é necessário que a empresa conte com quadros de aviso e sinalizações a respeito da existência da brigada de incêndio, além de identificar os seus integrantes e suas devidas localizações.
O membro da brigada de incêndio deve utilizar um crachá ou botton sempre visível que o identifique como brigadista.
Em caso de situações de emergência, o uso de coletes ou capacetes facilita essa identificação e consequentemente a atuação do brigadista.
É muito importante que os brigadistas se comuniquem entre si de forma correta e prática. Para essa comunicação ocorrer mais facilmente, a identificação dos brigadistas se faz ainda mais importante.
É imprescindível destacá-los o máximo possível durante situações de emergência.
Quem pode compor a brigada de incêndio?
Sabendo como identificar os brigadistas, talvez você se pergunte quem pode ser membro da brigada de incêndio.
Para integrar a equipe como brigadista, o voluntário precisa de controle emocional, senso de responsabilidade e capacidade de agir friamente sob pressão.
Também é importante selecionar pessoas que conheçam bem a empresa e o seu funcionamento.