5
(5)
responsabilidade dos brigadistas

Você sabe como identificar os brigadistas em um local, em caso de emergência? Mais do que isso, você sabe o que é e como funciona uma brigada de incêndio?

Saiba mais sobre a importância desse grupo para a sua empresa ou para a sua proteção como transeunte de um local, e saiba a melhor forma de como identificar os brigadistas em caso de necessidade. 

O que é a brigada de incêndio?

A brigada de incêndio é um grupo composto por pessoas voluntárias para atuar na prevenção e combate de incêndios ou outras emergências, além de prestar auxílio em primeiros socorros, ficarem responsáveis por organizar e coordenar a evacuação de edificações e sinalizar as saídas de emergência.

Para as pessoas que se voluntariam como brigadistas, é preciso passar por um treinamento que as capacite a agir em situações de emergência.

A importância da brigada de incêndio para a sua empresa

Muitas pessoas se questionam se é obrigatório ter uma brigada de incêndio em sua empresa, mas o questionamento mais importante deveria ser a respeito da importância de contar com essa proteção.

A brigada de incêndio tem como utilidade a preservação da vida e dos bens materiais que estão dentro de uma instituição. 

É esse grupo que age em situações de imprevisto, como por exemplo em um princípio de incêndio e na prestação de primeiros socorros quando existem situações que exijam um atendimento rápido, como desmaios ou pequenos acidentes.

É claro que os riscos variam entre os segmentos de empresas. Por exemplo, um posto de gasolina apresenta riscos maiores do que uma loja pequena de calçados. 

Ainda assim, todo e qualquer local está sujeito a riscos, eles existem, e considerar isso investindo na minimização de danos é sem dúvidas a escolha mais prudente a se fazer.

Como identificar os brigadistas?

Depois de considerar a importância da brigada de incêndio, você sabe como identificar os brigadistas em uma situação de emergência?

Os membros da brigada de incêndio devem ficar distribuídos em locais visíveis e de fácil circulação. 

Também é necessário que a empresa conte com quadros de aviso e sinalizações a respeito da existência da brigada de incêndio, além de identificar os seus integrantes e suas devidas localizações.

O membro da brigada de incêndio deve utilizar um crachá ou botton sempre visível que o identifique como brigadista. 

Em caso de situações de emergência, o uso de coletes ou capacetes facilita essa identificação e consequentemente a atuação do brigadista.

É muito importante que os brigadistas se comuniquem entre si de forma correta e prática. Para essa comunicação ocorrer mais facilmente, a identificação dos brigadistas se faz ainda mais importante. 

É imprescindível destacá-los o máximo possível durante situações de emergência.

Quem pode compor a brigada de incêndio?

Sabendo como identificar os brigadistas, talvez você se pergunte quem pode ser membro da brigada de incêndio. 

Para integrar a equipe como brigadista, o voluntário precisa de controle emocional, senso de responsabilidade e capacidade de agir friamente sob pressão. 

Também é importante selecionar pessoas que conheçam bem a empresa e o seu funcionamento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?