Entenda a diferença entre Bombeiro Civil e Brigadista
É de extrema importância a presença de brigadista e bombeiro civil em determinados estabelecimentos e empresas. Possuem a função de certificar se tudo está perfeito funcionamento, cuidam da prevenção de acidentes e incêndios e, se necessário, estão aptos a entrar em ação para salvar vidas e apagar incêndios.
Apesar de trabalharem de forma conjunta, existem diferenças importantes entre Brigadistas e Bombeiros Civis. E por isso, criamos este artigo para acabar com as dúvidas que cercam estes guerreiros. Continue lendo e confira!
Brigadista de Incêndio – O que é?
O Brigadista é uma pessoa indicada ou voluntária de uma empresa ou edificação, que é treinada para contribuir com os Bombeiros Civis no controle de pânico, prevenção de incêndios, evacuação de emergência e prestação de socorro às vítimas.
De forma geral, essas pessoas fazem parte do quadro de funcionários, com funções próprias, porém, nos casos de emergência, estão aptas a entrarem em ação perante os riscos iminentes.
Mesmo não sendo considerada uma profissão, é necessário fazer um curso para poder atuar como brigadista. Ou seja, quem deseja fazer parte da brigada de incêndio precisa fazer um curso de capacitação, e só assim, estará apto a trabalhar junto aos Bombeiros Civis. O curso oferece treinamento teórico e prático, e em geral, leva em consideração o local que o brigadista irá atuar.
A Brigada de Incêndio trata-se de uma organização interna de um estabelecimento ou instituição e, por isso, não pode atuar fora do seu perímetro de atividades.
Diferenças entre Bombeiro Civil e Brigadista
Essas duas funções, apesar de exercerem algumas atividades em comum, são bem diferentes. A principal diferença é que o Brigadista é um voluntário e não possui registro em carteira. Já o Bombeiro Civil é uma profissão regulamentada, o profissional pode seguir carreira e recebe remuneração para tal função.
Além disso, algumas tarefas só podem ser exercidas pelos Bombeiros Civis, pois possui treinamento completo e específico para tal. Em comum as funções podemos citar a vistoria, combate e prevenção a incêndio e primeiros socorros. Os Bombeiros Civis também são habilitados a atuar com salvamentos, produtos perigosos, testes em equipamento de proteção, prevenção de vazamentos e outros.
Os Bombeiros também são responsáveis por coordenar as equipes de brigadistas, e também, guiar o Corpo de Bombeiros dentro das edificações (quando acionados).