5
(5)
Como um bombeiro civil pode se destacar no mercado de trabalho

O que causa queimadas no cerrado?

As queimadas no Cerrado têm chamado a atenção nos noticiários e preocupado os brasileiros, devido à sua gravidade e focos de incêndio de grande proporção.

As queimadas podem ser uma consequência de atos humanos, ou procedentes de causas naturais, como a temperatura, umidade relativa do ar comprometida, períodos de seca com ausência de chuvas, estiagem ou mais.

Também podem ter o ato humano como causa, devido a interesses econômicos.

O Brasil aparece em primeiro lugar entre os países da América Latina em focos de queimadas, sendo elas concentradas principalmente na região Centro-Oeste, Norte e em alguns focos do Nordeste.

O Cerrado brasileiro registrou, de 1º de janeiro até 31 de agosto, o maior número de focos de incêndio para esse período desde 2012: foram 31.566 pontos de fogo no acumulado deste ano, contra 40.567 no mesmo período em 2012.

Os dados são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

(texto extraído da matéria do G1, https://g1.globo.com/natureza/noticia/2021/09/09/cerrado-registra-maior-numero-de-focos-de-incendio-desde-2012.ghtml)

As consequências das queimadas

As queimadas no cerrado geram diversos impactos negativos em todo o planeta, e não apenas no Brasil.

Podem haver alterações climáticas, prejuízos incontáveis à biodiversidade, com animais e a flora incendiados, aumento do aquecimento global, impacto na dinâmica dos ecossistemas, além do prejuízo à agricultura.

O que causa as queimadas no cerrado?

O que mais causa queimadas no cerrado no Brasil é para a limpeza ou renovação mais breve da pastagem de áreas de agricultores, por interesses econômicos, assim como o aumento de área para a criação de gado ou outras atividades agrícolas.

Causas de fundo acidental também são comumente observadas, como quedas de balões que promovem grandes incêndios ou mesmo uma ponta de cigarro.

Os incêndios que começam através da ponta de um cigarro são os mais rápidos e perigosos, já que surge da forma plena de brasa, que ao se unir com a vegetação e ao clima local podem trazer danos imensos e muitas vezes irreversíveis.

Os impactos das queimadas não estão resumidos aos prejuízos materiais, mas também a sérias consequências para a vida humana na Terra.

Além dos impactos climáticos, da evolutividade da fauna e da flora, há também a toxicidade do ar, com os elementos tóxicos da fumaça, que podem afetar gravemente o organismo das pessoas que residem nas regiões próximas às áreas das queimadas.

Essa intoxicação pode provocar infecções respiratórias graves, irritações na pele, olhos e garganta, problemas de origem cardiovascular, transtornos psicológicos e mais.

Pesquisadores da área têm desenvolvido sugestões para conter a devastação das queimadas no cerrado, com propostas que discutem o ataque ao problema e a contenção dos danos previstos.

As queimadas no cerrado que tem como causa o ato humano merecem um olhar atento da população brasileira, que deve estar atenta na cobrança de seus governantes para a contenção desses danos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você tem alguma dúvida ou precisa de nossos serviços?

Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?