Quais as funções de um bombeiro civil em uma empresa?
No caso de uma emergência, qual o profissional você chamaria? Essa é uma pergunta que na grande maioria das vezes, vai ter como resposta o Bombeiro.
O motivo é simples: o Bombeiro é o profissional que está sempre pronto e presente para ajudar em momentos críticos.
E em uma empresa essa importância não é diferente. O Bombeiro Civil tem como propósito proteger pessoas e patrimônios.
E hoje em nosso Blog, mostraremos a importância da contratação de bombeiro civil terceirizado para sua empresa ou evento e quais são suas funções.
Quais as principais funções de um bombeiro civil?
Algumas empresas particulares e eventos variados são obrigados a contratar Bombeiro Civil, com o objetivo de oferecer serviços de prevenção contra incêndios e acidentes, treinamento de equipes entre outras funções.
Algumas de suas atividades:
- Atendimento de primeiros socorros;
- Conhecimento para lidar com vazamento de produtos químicos;
- Treinamento de ações e conscientização de funcionários;
- Coordenar brigada de incêndio interna;
- Realizar salvamentos;
- Conhecer ou até mesmo projetar plano de emergência;
- Identificar e avaliar riscos;
- Inspecionar equipamentos contra incêndio;
- Prevenção a incêndios, vistoriando rotineiramente as áreas de risco do local de trabalho;
- Conhecer e analisar toda a planta contra incêndio;
- Elaborar relatórios com as não conformidades, apontando medidas corretivas e ações de prevenção para cada não conformidade.
Como se profissionalizar e quais são as oportunidades da profissão?
Um Bombeiro Civil precisa ter raciocínio rápido, equilíbrio emocional e empatia para ajudar pessoas nos momentos de urgência. Ter um condicionamento físico adequado também é necessário, pois, precisa ter força para carregar equipamentos pesados.
Mas além disso para atuar no mercado de trabalho é necessário que antes haja uma profissionalização, ou seja, que o candidato faça um curso profissionalizante que ofereça noções básicas de primeiros socorros e resgate, além de combate a variados tipos de incêndios e atendimento a vítimas.
O curso de bombeiro civil é realizado em módulos, com aulas práticas e teóricas com duração de no mínimo 210 horas/aula de treinamento. Porém devemos observar a legislação de cada Estado, no caso do Rio de Janeiro, em acordo com a NT 2 – 11 são 80 horas de formação. Suas avaliações também são teóricas e práticas e o candidato precisa ter um aproveitamento de 80%, no mínimo, em cada módulo.
No que diz respeito às oportunidades no mercado de trabalho, o profissional tem a opção de optar por ser um profissional autônomo, contratado ou terceirizado. As oportunidades são variadas como trabalhar em indústrias, shoppings, condomínios, supermercados, escolas, shows e eventos em geral.
Sua jornada de trabalho deve ser 12*36 e além de seu salário, o Bombeiro Civil recebe adicional de periculosidade e também seguro de vida.
Vantagens da terceirização de bombeiro civil
As empresas encontram dificuldades no momento da busca de profissionais qualificados no mercado e ficam sem saber como preencher a demanda de vagas de bombeiro civil.
A função do Bombeiro Civil é muito importante para as empresas e obrigatória em diversos locais, por isso essa seleção merece cautela e muita atenção. E para evitar possíveis transtornos, uma excelente opção adotada por diversas empresa é a contratação de empresas terceirizadas.
A terceirização de bombeiro civil oferece muitas vantagens para o negócio. Entre eles, podemos destacar, a burocracia para a contratação e a necessidade de conhecimentos técnicos sobre a função. Com a terceirização toda a responsabilidade de recrutamento e contratação de profissionais qualificados ficam por conta da terceirizada.
Sempre reforçamos que a função Bombeiro Civil é de extrema importância para proteção do patrimônio e de pessoas, por isso só contrate empresas de terceirização de qualidade e confiança.